IN SAJ

Como a tecnologia aumenta a arrecadação da sua procuradoria

Ciência de Dados muda gestão de procuradoria no interior da Bahia

Ciência de Dados muda gestão de procuradoria no interior da Bahia

SAJ Insights: a Ciência de Dados nas Procuradorias

Plataforma da Softplan reúne dados e indicadores da instituição em gráficos de Business Analytics.

As Procuradorias hoje são mais do que simples órgãos de assessoramento jurídico do Executivo. A realidade política brasileira exige que o trabalho da advocacia pública tenha consequências na vida dos cidadãos. Uma atuação orientada a resultados traz ganhos reais tanto na economia de gastos quanto na arrecadação de autarquias, municípios e Estados.

O Judiciário brasileiro e todo o seu ecossistema passam por uma transformação. Cada vez mais, os processos físicos dão lugar a processos digitais. Papéis são substituídos por dados. Informações são geradas e circulam em alta velocidade.

Composta por disciplinas como ciência da computação, estatística e especializações específicas, a Ciência de Dados surgiu para processar e manipular o que passou a se chamar Big Data. E é por meio da Ciência de Dados que são desenvolvidas aplicações para coletar informações de indicadores e produzir análises completas (descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas).

Solução da Softplan leva a Ciência de Dados para a Justiça

O SAJ Insights foi criado pela Softplan para atender a Justiça: Tribunais, Ministérios Públicos, Procuradorias Estaduais e Municipais e autarquias. O SAJ Insights faz desde a coleta e qualificação dos dados até a apresentação das informações em gráficos. Esse processo possibilita a tomada de decisões baseada em análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas.

“Não se gerencia o que não se mede. Com o SAJ Insights, levamos o que há de mais moderno em Business Analytics para a gestão de procuradorias de Estados, Municípios e autarquias, visando o aumento da arrecadação e economicidade. Trazemos dados para aumentar a capacidade analítica e melhorar a gestão das instituições por meio de indicadores. É uma ferramenta poderosa e, ao mesmo tempo, fácil e acessível de usar”, explica a coordenadora de negócios da Softplan, Kananda Santos.

SAJ Insights ajuda procuradoria no interior da Bahia a melhorar produtividade

O SAJ Insights é um case de sucesso em Procuradorias. A apresentação de indicadores como Processos, Manifestações, Pendências e Débitos facilita a gestão interna. A exibição desses dados em tempo real agiliza os processos internos e a tomada de decisão por parte dos procuradores. Este é o exemplo da Procuradoria Municipal de Santo Antônio de Jesus, na Bahia.

“O SAJ Insights nos ofereceu a praticidade de visualização dos dados em tempo real aliado a agilidade em obter tudo em um único canal. Contribuiu também para uma melhor condução nas reuniões além de oferecer maior clareza e objetividade para tomada de decisão”, disse o procurador Edmilson Maia Filho.

O município de Santo Antônio de Jesus é cliente do SAJ Procuradorias desde julho de 2017. Passou a adotar o SAJ Insights em novembro de 2018 e já colhe os resultados de ter acesso aos painéis.

“Antes não tínhamos como compilar esses dados, precisávamos solicitar à empresa de Dívida Ativa. Hoje, ter esses números em fácil acesso é muito esclarecedor para nossas apresentações e reuniões com o prefeito e demais secretarias”, disse o Dr. Edmilson.

Fonte: SAJ Digital

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *