IN SAJ

Como a tecnologia aumenta a arrecadação da sua procuradoria

Qual o impacto do processo digital nas prefeituras?

Qual o impacto do processo digital nas prefeituras?

processo digital nas prefeituras

A tecnologia impulsionou a implementação do processo digital nas prefeituras, conferindo maior facilidade e transparência na gestão pública.

Nesse novo cenário do processo digital nas prefeituras, os agentes públicos se depararam com mudanças significativas, principalmente no sentido de garantir mais agilidade e qualidade na prestação de serviços aos cidadãos. Muitas prefeituras já se beneficiaram com a adoção de soluções especializadas para o gerenciamento dos processos digitais. Entre as principais vantagens, podemos destacar a otimização do fluxo de trabalho, a racionalização de recursos, a economia de tempo nos trâmites administrativos e a redução no tempo de ajuizamento dos processos.

Na prefeitura de Florianópolis, por exemplo, a utilização de um sistema de gestão para procuradorias ajudou a diminuir o tempo de ajuizamento dos processos em 97,34%. Antes da informatização da Procuradoria, os processos físicos levaram cerca de 276 dias para serem ajuizados. Com o processo digital, os ajuizamentos passaram a ser feitos em aproximadamente 3 dias.  

A modernização conquistada com a utilização do processo digital nas prefeituras ajudou a diminuir a burocracia na gestão pública, aproximando a população por meio do uso da tecnologia. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo o uso do papel e promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos.

Conheça as vantagens de implementar o processo digital nas prefeituras

As prefeituras que implantaram o processo digital em sua rotina identificaram o aumento da produtividade entre os servidores. Essa vantagem também trouxe, como consequência, a possibilidade de a Procuradoria Geral do Município organizar e gerenciar grandes volumes de documentos e processos de forma mais ágil e eficiente. Esse fator pode influenciar positivamente na arrecadação do município.

A tecnologia passou a auxiliar os procuradores municipais na gestão dos processos jurídicos no ambiente digital. A iniciativa é considerada inovadora e necessária para a gestão pública, principalmente por ajudar na diminuição do congestionamento processual do Judiciário com relação aos processos de Execução Fiscal.

Confira o conteúdo rico Execução fiscal como fator de equilíbrio de contas públicas” para entender a importância de conquistar celeridade nos processos de Execução Fiscal.

De acordo com o relatório anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça em Números 2016, os processos de Execução Fiscal são os grandes responsáveis pela alta taxa de congestionamento do Poder Judiciário. Eles representam aproximadamente 39% do total de casos pendentes e apresentam congestionamento de 91,9%. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o maior da América Latina, conquistou bons índices de produtividade ao adotar o Projeto 100% Digital. Os resultados apresentados demonstram significativa economia de tempo e de papel, além da redução da burocracia no Judiciário.

Processo digital nas prefeituras como alternativa para desburocratizar o setor

A informatização dos Tribunais de Justiça do País tem ajudado a impulsionar a adoção de sistemas de gestão em procuradorias municipais, com o objetivo de implementar o processo digital nas prefeituras. Nesse sentido, uma alternativa acessível seria investir na utilização de um software para as procuradorias, capaz de organizar eletronicamente as atividades.

O processo digital nas prefeituras já é considerado uma tendência a ser seguida pela maioria dos órgãos públicos, principalmente por contribuir para a otimização do tempo dos servidores e para uma maior transparência da gestão. A prática ainda promove a redução do uso do papel, contribuindo com a sustentabilidade no setor. Também provoca uma economia considerável de tempo nos trâmites administrativos, simplificando a burocracia e as rotinas de trabalho. Todas essas vantagens impulsionam um ambiente administrativo informatizado e proativo, características essenciais para promover uma gestão memorável.

Compartilhe conosco os impactos trazidos pelo processo digital na prefeitura da sua cidade. Assine a nossa newsletter para receber conteúdos com boas práticas exercidas nas Procuradorias Municipais de todo o País!

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *