IN SAJ

Como a tecnologia aumenta a arrecadação da sua procuradoria

O SAJ

O SAJ

Principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é uma solução que vem sendo desenvolvida pela empresa Softplan desde 1992.

É uma ferramenta madura que já passou por cinco ciclos de desenvolvimento. Utiliza as tecnologias mais apropriadas para a implantação do processo digital. O SAJ incorpora facilidades para a automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas que asseguram excepcionais ganhos de produtividade e otimização dos recursos de Tribunais de Justiça, Ministérios Público e Procuradorias estaduais e municipais.

Está implantado em mais de 40 instituições que operam no cenário da Justiça, as quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira. O SAJ contribui para a formação de novos paradigmas, buscando uma prestação jurisdicional ágil e acessível, que aproxima o cidadão dos seus direitos. É o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira.

O SAJ Procuradorias

O SAJ Procuradorias é uma solução completa, desenvolvida exclusivamente para Procuradorias estaduais e municipais, que permite a realização de atividades relacionadas à Execução Fiscal, ao Contencioso Judicial e aos Processos Administrativos Consultivos. Integrado ao Tribunal de Justiça, promove drástica redução no tempo de ajuizamento, tramitação processual, apoia no controle de prazos, automatiza o recebimento de intimações e promove aumento expressivo da arrecadação tributária.

SAJ-Procuradorias1

 

Aumento de 600% no ajuizamento de um ano para outro

Em Barueri-SP, a solução utilizada na Procuradoria Geral do Município é o SAJ Procuradorias. Após adotar o sistema de gestão dos processos judiciais, a PGM conseguiu organizar o número de processos e fazer ajuizamentos em lote, . A tecnologia permitiu que a gestão da Procuradoria se tornasse mais clara. 

“Teve um ano em que a PGM de Barueri ajuizou apenas 37 Execuções Fiscais durante os doze meses. Isso é impensável hoje”, avalia o procurador-chefe Fiscal e Tributário de Barueri, Stephen Santoro Sales. Com a ajuda do sistema de gestão na Procuradoria, os ajuizamentos cresceram sete vezes de um ano para o outro.  

Durante o ano de 2016, a Procuradoria de Barueri ajuizou 1.235 Execuções Fiscais. Nos primeiros nove meses de 2017, foram 8.727, um crescimento de 600% com a ajuda da tecnologia.