IN SAJ

Como a tecnologia aumenta a arrecadação da sua procuradoria

Adaptação ao processo digital: por que é importante

Adaptação ao processo digital: por que é importante

adaptação ao processo digital

Para que as procuradorias impulsionem a adaptação ao processo digital, é necessário investir em novas tecnologias que tornem a rotina dos procuradores ainda mais produtiva e dinâmica.

Em um cenário com alta demanda de processos e prazos, a adaptação ao processo digital se torna essencial. Para isso, é importante adotar um sistema de gestão para procuradorias que permita o efetivo controle dos prazos e a organização das atividades.

Nesse sentido, a adaptação ao processo digital é considerada uma das principais tendências para procuradorias de todo o País. Essa nova realidade impulsiona a inovação no setor, proporcionando agilidade, economia de recursos e integração entre todos os envolvidos nos trâmites processuais. Essas condições favorecem a celeridade nos processos de Execução Fiscal, promovendo maior autonomia dos municípios por meio de uma arrecadação própria. Além disso, impacta na democratização do Poder Judiciário, permitindo o aumento do acesso à Justiça por parte da população.

Procuradorias acompanham informatização dos Tribunais

A iniciativa de adaptação ao processo digital nas Procuradorias vai ao encontro da informatização dos Tribunais de Justiça (TJs), inovação adotada com o objetivo de combater a morosidade e reduzir a taxa de congestionamento no Judiciário. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o maior da América Latina, foi pioneiro na implantação do processo digital.

Com o Projeto 100% Digital, a Corte paulista passou a receber ações, exclusivamente, em formato digital. Fator que influenciou, consideravelmente, na conquista de bons índices de produtividade, economia de tempo, de papel e redução da burocracia.  

O coordenador das especializações em Tributário e em Aduaneiro do UniCuritiba, Maurício Dalri Timm do Valle, revela em sua tese que a morosidade do Poder Judiciário e a quantidade de trâmites diários de processos de Execução Fiscal nas procuradorias municipais estão diretamente ligadas. Isso demonstra que a implantação do processo digital está associada à modernização das principais atividades administrativas e operacionais dos municípios.

Solução tecnológica para a adaptação ao processo digital

Um sistema de gestão para Procuradorias é uma ferramenta moderna e intuitiva capaz de organizar os processos eletronicamente, sem o uso de papel. A solução também oportuniza aos procuradores a organização efetiva das principais tarefas, com intuito de atender a crescente demanda processual com transparência e agilidade.

O sistema permite o gerenciamento das rotinas por meio de fluxos de trabalho que garantem ao procurador uma visão segmentada de todas as demandas. Várias procuradorias de brasileiras já optaram pela adoção dessa tecnologia e apresentaram resultados positivos no que se refere à celeridade no ajuizamento de Execuções Fiscais, ao aumento da arrecadação municipal e à diminuição nos índices de inadimplência.

Assine a newsletter e continue acompanhando o InSAJ. Confira os principais benefícios que a tecnologia pode trazer para a gestão de processos jurídicos nas procuradorias.

Comentar

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados *